terça-feira, 6 de dezembro de 2016

PICADAS, MORDIDAS DE ARTRÓPODES, PEDICULOSES E ESCABIOSES







ARTRÓPODE: São animais do filo Arthropoda, são divididos em 5 grupos, dentre eles: Arachnida (aranhas, carrapatos, escorpiões); e Insecta (abelhas, formigas e vespas).






 






PEDICULOSE: É uma infestação de piolhos, que são insetos ectoparasitas da ordem Phthiraptera que se alimentam de sangue. Existe 3 tipos de parasitas: da cabeça, corpo e de áreas pubianas. Causam intensa coceira devido a reação das enzimas anticoagulante e anestésico que o piolho injeta no local da picada.




ESCABIOSE: É o nome técnico que se dá à sarna, uma infecção parasitária da pele que produz pápulas avermelhadas e muita coceira. É facilmente transmitida de pessoa para pessoa através do contato físico, raramente, de roupas ou de outros objetos compartilhados.

PREVENÇÃO:

  • Usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem;
  • Não bater ou apertar com as mãos, só picam quando amedontrados;
  • Examinar calçados e roupas pessoais, de cama e de banho, antes de usá-los;
  • Manter limpas as dependências da casa, especialmente atrás de móveis, cortinas e quadros;
  • Vedar buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés, assim como frestas de portas, janelas e ralos;
  • Manter limpos os arredores da casa, evitando folhagens densas e gramados altos;
  • Combater insetos como baratas, que servem de alimento a aranhas e escorpiões;
  • Na escabiose e pediculose - evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, acessórios de cabelo e outros objetos de uso pessoal, bem como evitar o contato direto com pacientes infectados.

TRATAMENTO NÃO FARMACOLÓGICO:
Pequenas mordidas e picadas com reações localizadas podem ser tratadas com medidas básicas. A área local deve ser lavada com água e sabão para remover a saliva alergênica. Em seguida uma compressa fria pode ser colocada sobre a área para aliviar a dor e inchaço. 
Para picadas dolorosas blocos de gelos podem ser aplicadas no local. Não devem ser estourar bolhas, pois estas podem ser portas para o desenvolvimento de infecções.

TRATAMENTO FARMACOLÓGICO:
Anestésicos tópicos: benzocaína, álcool benzílico, dibucaína, diclonida, lidocaína - penetram na pele para anestesiar os receptores da dor, imediatamente sob a pele;
Anti-histamínicos sedativos (como por ex., a hidroxizina, o dimetindeno,), devem ser administrados à noite, de forma a diminuir o prurido, às vezes, persistente mesmo depois do tratamento da infestação.
Concomitantemente, a utilização de anti-histamínicos não sedativos (por ex.: cetirizina, loratadina, etc.) durante o dia controlam o prurido, com menor risco de causar sonolência como efeito secundário.
Salicilatos e loções de calamina também são úteis para o prurido durante o tratamento antiparasitário.
Hidrocortisona a 1% (corticosteróide tópico), também com atividade antipruriginosa e eficaz, sendo importante no controlo da comichão posterior ao tratamento.
Anti-histaminico tópico (difenidramina) – reduz sensibilidade dos receptores da dor e coceira na pele;
Adstringente (acetato de alumínio) – reduzem a dor e inchaço;
Permetrina a 5% (creme) - recomenda-se uma aplicação única uma vez por semana. Atua nas células nervosas do parasita, retardando a polarização e causando a sua paralisia e, consequentemente, a sua morte.
Outros: benzoato de benzila, monossulfram, enxofre precipitado 5%. Quando necessário, podem-se utilizar medicamentos sistêmicos (ivermectina em dose única repetida após uma semana).

QUANDO ENCAMINHAR AO MÉDICO:
Pessoas que tem alergia a picadas de insetos devem ser levadas imediatamente ao médico, pois podem desenvolver uma grave reação alérgica chamada de anafilaxia. Esta reação pode ocorrer minutos após a picada.
Os sintomas incluem erupção cutânea, náusea, vômitos, dificuldade de respirar, estado de choque e pode causar perda de consciência ou morte. Se possível leve o inseto que causou a reação ou tente identificá-lo.
Assistência médica nem sempre é necessária para acabar com piolhos e escabiose, no entanto, se o tratamento farmacológico convencional não funcionar o dermatologista ou um infectologista deve ser procurado para indicar um tratamento mais adequado de acordo com seu status e passar orientações para acelerar o tratamento em casa.
Casos graves de escabiose, com muita descamação ou encrostação das lesões pode ser sinal de uma doença mais grave, que afete o sistema imunológico, nesses casos a assistência médica deve ser procurada imediatamente.

ACADÊMICOS: Fernanda Teichmann, Juliana Jaroszewski, Jurema Jablonski, Kelvin Schiefelbein.

REFERÊNCIAS:
BARBOSA, Júlio; PINTO, Zeneida. Pediculose no Brasil. Entomol. Vect. 10 (4): 579-586, 2003. Disponível em: <http://www.phthiraptera.info/Publications/47001.pdf>.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Pediculose (piolho). Disponível em: <http://www.sbd.org.br/doencas/pediculose-piolho/>.
RODRIGUES, Tânia. Sarna Humana. São Paulo, 2014. Disponível em: <http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/4425/1/PPG_21784.pdf>.
RODRIGUES, DA., et al. Atlas de dermatologia em povos indígenas [online]. São Paulo: Editora Unifesp, 2010. Doenças causadas por parasitas, p. 81-92. ISBN 978-85-61673-68-0. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/23wpg/pdf/rodrigues-9788561673680-07.pdf>.




Nenhum comentário:

Postar um comentário